Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Edifícios Históricos




Imagem

Escola Estadual Cel. Benedito de Almeida
Construído em 1901, é uma das primeiras escolas do município, que guarda ainda as características originais, sendo o único representante da Arquitetura Escolar Paulista do início do século XX em nossa cidade, tendo sofrido acréscimo apenas do pátio coberto e sanitários em sua parte externa. Projeto de autoria do Arquiteto José Van Humbeeck. Imóvel pelo CONDEPHAAT em 2007.

Endereço:
Rua Dr. Paulo Frontin, 240
Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP




Imagem

Igreja Matriz de Santana
Construída no mesmo local, onde foi erguida a primeira capela do povoamento, e em 1902 foi eregida uma igreja destinada a Padroeira Sant"Anna. Em 1952 foi idealizada pelo Monsenhor Roque Pinto de Barros, Vigário da Paróquia, uma nova igreja matriz. O projeto de sua construção foi inspirado na arquitetura romana dos primeiros templos cristãos, sua fachada compõem-se de um corpo central, correspondente a nave principal, ladeado por duas torres. Um conjunto de três pórticos em arco sobressai-se na formação do adro externo. Sob a torre direita localiza-se o batistério. A Igreja Matriz de Sant"Anna, marca o Centro Histórico inicial da cidade de Mogi das Cruzes.

Endereço:
Praça Cel. Benedito de Almeida, s/n.º
Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP




Imagem

Theatro Vasques
A idéia da construção nasceu do movimento de um grupo de mogianos, que arrecadaram o dinheiro necessário vendendo ações. A pedra fundamental foi lançada em 19 de setembro de 1901 e o Theatro foi inaugurado em 06 de dezembro de 1902. Com o advento do cinema e o declínio de certos espetáculos teatrais, o Theatro Vasques acabou tornando-se sede da Câmara Municipal de 1936 a 1937, quando foi fechado pelo Estado Novo, e só foi reaberto em 1948 para abrigar novamente a Câmara Municipal. A partir de 1980, o teatro é reformado e reinaugurado, como Teatro Municipal “Paschoal Carlos Magno”. Após nova reforma em 2002, o Teatro volta a chamar-se “Theatro Vasques”. O projeto original do edifício, cenografia, pintura e distribuição interna, inclusive os camarins, foram confiados ao ator Roque de Castilhos, ex-aluno da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Endereço:
Rua Dr. Corrêa, nº 515 - Largo do Carmo
Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP




Publicado em 25/05/2015


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!