Conheça a Região / Notícias Imobiliárias

Monumentos Históricos de Mogi das Cruzes




Imagem

Bandeirante
O monumento está localizado na rodovia Mogi-Dutra, bem na entrada da cidade. De autoria do artista plástico Belini Romano, foi doada pela Aços Vilares em comemoração aos 40 anos do funcionamento da empresa na cidade. A escultura tem 13 metros alturae 5 de largura, pesa 3 toneladas e foi confeccionada em aço inoxidável. O monumento retrata o Bandeirante Gaspar Vaz, fundador da Vila de Sant"Ana das Cruzes de Mogi-Mirim.

Autoria: Belini Romano
Material: aço inoxidável

Endereço:
Rodovia Mogi-Dutra
Jd. Aracy, Mogi das Cruzes - SP




Imagem

Aviador
Foi inaugurado no dia 06 de fevereiro de 1949, na rua Dr. Corrêa, no Largo Bom Jesus, o monumento em homenagem aos aviadores Joaquim Frederico Muhleise e Wilson Abreu, vítimas do acidente acidente aéreo ocorrido no dia 1º de setembro de 1948, aniversário da cidade. Enquanto jogavam papéis picados e flores sobre a multidão que participava das comemorações do aniversário da cidade, o motor do avião Paulistinha do Aero Club sofreu uma pane e se espatifou no chão. O monumento foi a maneira encontrada pelos mogianos para homenagear os dois jovens. Há uma placa de bronze com os seguintes dizeres: "Cumprimos o nosso dever - Joaquim J. F. Muhleise e Wilson A. Abreu + 01/09/1949", e a reprodução, também em bronze, da hélice partida do avião.

Autoria: Eng. Edwalld Muhleise
Material: granito e bronze

Endereço:
Rua Dr. Corrêa - Largo Bom Jesus
Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP




Imagem

Obelisco
Monumento erigido na primeira comemoração oficial ao aniversário da cidade em 1º de setembro de 1935, pelo então Prefeito Municipal João Cardoso Pereira, em local que pode ser considerado como "marco-zero", o obelisco situa-se no primitivo local do primeiro povoamento da Vila.

Autoria: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Material: granito e mármore.

Endereço:
Praça Coronel Almeida
Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP




Publicado em 25/05/2015


Voltar
Entrar em contato via WhatsApp!